Uma das doenças ósseas mais comuns, a osteoporose ocorre quando o osso vai diminuindo a sua densidade por consequência de vários fatores. Dessa forma, o osso se torna poroso e chega a um ponto de fragilidade extrema que pode ocasionar uma fratura apenas com um simples gesto.
Dados de pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde, pela Fundação Internacional de Osteoporose (IOF) e pela Associação de Pacientes e de Combate à Osteoporose (FENAPCO) revelaram que cerca de 10 milhões de brasileiros convivem com a doença
A osteoporose é uma doença que costuma se manifestar principalmente em mulheres acima dos 40 anos de idade. Entretanto, mulheres e homens com mais de 60 anos estão mais arriscados a desenvolver a doença.
Como identificar a osteoporose?
Em síntese, a perda óssea é um processo indolor e progressivo que pode não apresentar sintomas que mostram que a pessoa esteja com a osteoporose. Como dito acima, as fraturas costumam ser o primeiro sintoma.
As fraturas osteoporóticas podem ocorrer em vários ossos, mas os mais comuns são na coluna vertebral (local mais difícil de detectar), quadril e punho. Contudo, por seus sinais não serem tão identificáveis, os médicos costumam recomendar exames de diagnóstico para identificar a doença
Um dos exames mais solicitados para identificar a osteoporose, a Densitometria Óssea é uma técnica que permite a identificação detalhada do tecido ósseo, contribuindo para a observar as áreas fracas e porosas dos ossos.
Exames de imagem como a Densitometria Óssea, a tomografia e a ressonância magnética, trouxeram mais qualidade no diagnóstico dessa doença silenciosa, possibilitando que o médico especialista acompanhe todo o processo do paciente, de forma clara e objetiva.
A importância da prevenção
Por ser uma doença silenciosa, a osteoporose ainda é pouco diagnosticada. Isso porque na maioria dos casos, o paciente só começa o tratamento após sofrer alguma fratura ou complicação.
Entretanto, a prevenção da osteoporose é essencial e na maioria dos casos o desenvolvimento ósseo é influenciado pelo hábito de uma vida mais saudável. É essencial procurar um médico especialista para saber quais são os exames ideais e o tratamento adequado com medicamentos, dieta e prática de exercícios físicos.
Muitas pessoas vivem com a osteoporose e desfrutam de um estilo de vida ativo. Por isso, o mais importante quando falamos da importância de se prevenir é a sua saúde. A RD Xavier está aqui para te ajudar, seja com dicas, com o atendimento humanizado e também o melhor custo benefício se você precisar realizar seus exames de imagem.