Como é a sua postura no dia a dia? Ao realizar atividades simples da rotina como trabalhar sentado em uma cadeira, dificilmente paramos para observar se estamos com a coluna ereta. Mas, manter uma má postura pode trazer inúmeros prejuízos ao nosso corpo.
Dos nas costas é a principal reclamação, que impacta diretamente no bem estar físico e emocional das pessoas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, este problema atinge cerca de 80 % da população mundial.
Alguns hábitos podem contribuir para prevenir ou aliviar os sintomas. Confira algumas dicas que vão te ajudar a manter a postura ereta e evitar danos à coluna.
– Dormir na posição correta: para manter a coluna bem apoiada no colchão, a melhor posição para se deitar é de lado. Dessa forma, utilize um travesseiro baixo na cabeça, e outro entre as pernas para adequar a altura e evitar a inclinação da pelve.
– Sentar corretamente: evite inclinar o seu corpo para frente, encoste toda a sua coluna na cadeira e mantenha os dois pés apoiados no chão. Portanto, quem estiver trabalhando de forma remota, pode inclusive adaptar ou adquirir móveis mais confortáveis.
– Praticar exercícios físicos: fortalecer os músculos do corpo é fundamental para uma boa postura. Algumas opções de exercícios: ballet, yoga, pilates, natação, hidroginástica, musculação, entre outros. Além disso e não menos importante, o alongamento é essencial para evitar a tensão dos músculos e promover um relaxamento.
– Mantenha o equilíbrio do corpo: ao usar mochilas, o ideal é que as alças sejam colocadas nos dois ombros para que o peso seja distribuído. A dica também vale para compras feitas no supermercado, ou seja, carregue as sacolas nos dois braços.
Problemas na coluna causados por má postura
Passar longos períodos sentado em frente a um computador, ou em outros tipos de trabalho, exige cuidados específicos com a postura para não ter futuros problemas na coluna. Confira algumas opções de doenças que podem ser causadas por má postura:
Lordose: também conhecida como síndrome do bumbum arrebitado, esta condição é caracterizada por um “afundamento” na região baixa da coluna.
Cifose: este desvio faz com que as costas fiquem “corcundas”, ou seja, há uma curvatura da coluna e ombros para frente.
Escoliose: curvatura anormal da coluna para um dos lados, geralmente em formato de “C” ou “S”.
Hérnia de disco: ocorre quando o disco invertebral (estrutura cartilaginosa da coluna), se desloca.
Alguns dos exames de imagem indicados para diagnosticar problemas na coluna são: raio-x, ressonância magnética e tomografia computadorizada. Em suma, manter a postura correta é essencial para se ter mais qualidade de vida.
Precisou de exames de imagem? Clique aqui para agendar na clínica RD Xavier.