Antes de saber como estimular o desenvolvimento saudável, é importante lembrar que cada bebê e cada criança, são únicos. Cada um se desenvolve no seu tempo, sem que haja necessidade de apressar nenhum processo.
As crianças são sempre curiosas e exploradoras, quando damos a elas a oportunidade e liberdade de serem criativas e independentes.
Algumas atividades podem ajudar no processo, para que o desenvolvimento seja mais tranquilo e saudável.
8 Dicas para estimular o desenvolvimento saudável
- Fazer uso de todos os sentidos
Os sentidos são a “porta de entrada” de todos os estímulos, sempre que possível, use atividades diárias para estimular os 5 sentidos do seu bebé, como:
No banho: cheiro, barulho da água, luz, massagem;
Na hora de brincar: mostrar objetos, descrevê-lo, usar brinquedos com diferentes texturas;
À refeição: cheirar os alimentos, tocar, provar.
A abordagem multissensorial é a melhor forma de criar memórias no cérebro. Explore ao máximo todos os sentidos!
- Brincar ao ar livre
- Brincar fora de casa tem inúmeros benefícios para as crianças:
- Mantém a mente sã;
- Combate a obesidade;
- Mantém o corpo saudável;
- Incentiva a criatividade;
- Múltiplos estímulos e oportunidades de aprendizagem;
- Observar e aprender muito com a observação da Natureza;
- As crianças desenvolvem brincadeiras diferentes das que têm em casa;
- É uma oportunidade para interagir com outras crianças e fazer amigos;
- O corpo produz a vitamina D de que necessita para dentes e ossos saudáveis.
- Praticar exercício físico
Fazer atividade física desenvolve não só a parte muscular e a motricidade grossa mas, também, a inteligência. Jogar à bola, correr, saltar, saltar à corda, andar de baloiço e de escorrega, enfim.
A coordenação motora e as ações físicas proporcionam novos estímulos ao cérebro e exigem uma grande plasticidade cerebral para perceber os perigos, calcular a velocidade, medir distâncias, perceber o nível de atrito, entre outras habilidades.
- Ler
Com o hábito da leitura as crianças desenvolvem a criatividade e a imaginação, e podem aprender sobre sentimentos, valores e relacionamentos.
Além disso, através das histórias, elas podem se comunicar, exercitar a atenção e a memória, adquirir conhecimento, aprimorar a linguagem, melhorar a escrita e refletir sobre o mundo.
- Ouvir música
Essa é uma atividade que pode começar ainda na gestação e que traz muito conforto aos bebês.
A música mexe com emoções e sentimentos, relaxa, acalma… pode ainda trazer recordações e criar bons momentos junto de pessoas queridas. Além disso, através da música, as crianças podem treinar ritmo e coordenação motora.
- Sono regulado
Durante a noite o organismo libera diversos hormônios importantes para a saúde, entre eles a melatonina, responsável pelo sono, e também o hormônio do crescimento. Por esse motivo, é importante que as crianças tenham uma rotina bem estabelecida para a hora de irem dormir.
Já existem estudos que mostram que a maior parte das crianças com uma rotina de descanso ajustada, tem menos risco de desenvolver problemas relacionados ao déficit de atenção e a dificuldades de aprendizado na escola.
- Ter uma alimentação equilibrada
Uma alimentação saudável e rica em nutrientes diversificados é fundamental para o processo de aprendizado e o desenvolvimento infantil.
Essa é a fonte de energia das crianças e traz benefícios que vão desde o pique para as brincadeiras, até a melhora na capacidade de memorização.
- Respeitar o tempo de cada criança
As características das crianças devem ser respeitadas e as comparações evitadas, para que elas se sintam sempre incentivadas e estimuladas a buscar conhecimento e aprender mais.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com pais que precisam ler sobre desenvolvimento saudável!
REFERÊNCIAS
7 dicas para estimular o desenvolvimento das crianças e dos bebês
Como estimular o desenvolvimento saudável? – Mãe-Me-Quer