O que é?
A máquina de ressonância magnética tem um grande ímã que interage com nosso corpo por meio de campos magnéticos e pulsos de radiofrequência. Assim, cria imagens em alta definição em três planos: horizontal, vertical e com o corpo dividido em camadas. Pela segurança de não emitir radiação e ser bem completo, o exame tem um custo mais alto que os demais.
Para que serve?
Para a pesquisa e análise de doenças neurológicas, ortopédicas, abdominais, cervicais e cardíacas. O teste pode diagnosticar, para ter ideia, esclerose múltipla, câncer, infartos, fraturas e até infecções.
Como é feito?
O paciente será direcionado para o trocador, onde deve retirar todos os objetos metálicos, como brincos, relógios, alianças e outros objetos, mais seus pertences pessoais, que poderão ser guardados em um armário que será trancado.
O paciente deverá retirar também sua vestimenta, permanecendo somente com suas roupas íntimas (no caso das mulheres, elas deverão retirar até o sutiã, pois ele pode possuir um aro metálico), e receberá um roupão, para que possa entrar na sala de exames.
O paciente será posicionado na maca, onde deitará e será levado para o interior da máquina.
O tempo de realização varia de acordo com a estrutura a ser examinada e da quantidade de exames que o paciente tiver que realizar, podendo durar de 15 a 60 minutos.
É muito importante que o paciente se mantenha imóvel durante a realização do procedimento, pois qualquer movimento pode interferir na qualidade do exame.
Recomendações pré-exame
O procedimento pode ser realizado ou não em jejum, dependendo da indicação do médico.