Sugerido como uma alternativa ao tabaco, os cigarros eletrônicos, também conhecidos como vape, são, sim, prejudiciais à saúde e podem causar lesões agudas no pulmão.
Com diferentes essências e sabores e uma aparência mais inofensiva que o tabaco comum, o cigarro eletrônico pode provocar consequências tão nocivas quanto o cigarro, incluindo doenças pulmonares e cardiovasculares e câncer.
Apesar de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibir a comercialização, importação e propaganda de cigarros eletrônicos desde 2009 no Brasil, a praticidade e aparência tecnológica do cigarro eletrônico têm sido atrativos especialmente entre os jovens.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), os dispositivos eletrônicos não são seguros e possuem substâncias tóxicas além da nicotina.
Isso significa que os elementos químicos liberados durante os processos de aquecimento e vaporização das essências, que podem conter carcinógenos conhecidos e substâncias citotóxicas causadoras de doenças pulmonares e cardiovasculares, além do próprio dispositivo, que libera nanopartículas de metal.
Além disso, o uso de cigarro eletrônico afeta diretamente o sistema límbico, estrutura cerebral relacionada com as emoções humanas.
Assim, durante o fumo, são acionadas diferentes respostas fisiológicas no organismo, podendo levar a um aumento das frequências cardíaca e respiratória, a dilatação das pupilas e sensação de ansiedade.
De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, existe um passo a passo para quem deseja parar de fumar. Leia:
- Tenha determinação
- Marque um dia para parar
- Corte gatilhos do fumo
- Escolha um método: abrupto ou gradual
- Encontre substitutos saudáveis
- Livre-se das lembranças do cigarro
- Encontre apoio de amigos e familiares
- Escolha a melhor alimentação
- Procure apoio médico
- Troque experiências em um grupo de apoio
Consulte nossos exames!
A RD Xavier Medicina Diagnóstica conta com 2 unidades em Imperatriz, com um corpo clínico especializado, infraestrutura moderna e equipamentos de qualidade.
Faça seu agendamento de exame pelo telefone (99) 3523-2722 ou pelo WhatsApp (99) 99164-5717.