O que é?
O ultrassom é um exame de imagem que emite e capta ondas sonoras por meio de contato com o corpo humano. Em virtude de ser um exame de realização muito simples, costuma ser usado para fins preventivos, diagnósticos ou como acompanhamento de tratamentos.
Para que serve?
A ultrassonografia pode ser indicada para investigar a dor abdominal, nos flancos ou nas costas, diagnosticar a gravidez ou avaliar o desenvolvimento do feto, doenças do útero, trompas, ovários, visualizar as estruturas dos músculos, articulações, tendões ou outra estrutura do corpo humano.
Por ser inofensivo, o exame é usado principalmente em crianças e gestantes, seja como parte de pré-natal ou no rastreamento de males. Mas não é só isso, também é empregado para traçar uma avaliação do estado de órgãos internos, como fígado e os rins. Nas mulheres, analisa o útero, ovários e o colo do uterino.
Ainda há possibilidade de analisar o estrago de lesões ortopédicas em tecidos moles, como ligamento e cartilagem.
Como é feito?
A parte do corpo a ser examinada pelo ultrassom não pode estar com roupas. É importante também que não haja ar entre o transdutor e a pele, o que comprometeria a qualidade das imagens. Para garantir, o médico aplicará no transdutor e no próprio paciente um gel. As ondas sonoras entram e os ecos de sua passagem pelo corpo são “escutados” pelo computador, que transforma esses sinais em fotos ou vídeos, que podem ser vistos e analisadas pelo médico.
Recomendações pré-exame
O procedimento pode ser realizado ou não em jejum, dependendo da indicação do médico.