O que é?
A tomografia computadorizada é um exame de diagnóstico por imagem usado para criar imagens detalhadas de órgãos internos, ossos, tecidos moles e vasos sanguíneos. As imagens transversais geradas durante uma tomografia computadorizada podem ser reformatadas em múltiplos planos e podem até gerar imagens tridimensionais que podem ser visualizadas em um monitor de computador, impressas em filme ou transferidas para mídia eletrônica.
Para que serve?
A tomografia computadorizada muitas vezes é o melhor método para detectar muitos tipos diferentes de câncer, já que as imagens permitem que seu médico confirme a presença de um tumor e determine seu tamanho e localização.
Ela é rápida, indolor, não invasiva e precisa. Em casos de emergência, pode revelar ferimentos internos e sangramentos, com rapidez suficiente para ajudar a salvar vidas.
Como é feito?
Assim como na ressonância, o paciente não deve usar nenhum tipo de jóia ou acessório de metal durante o exame, nem vestir roupas com botões ou zíperes. A Clínica fornecerá um avental e um armário para guardar os pertences durante a realização do exame.
Para realizar o exame, a pessoa deita em uma maca especial, que se desloca pela abertura de um aparelho circular de raios X. O aparelho gira em volta da pessoa enquanto registra, em ângulos e posições diferentes, imagens semelhantes às radiografias, porém, bem mais detalhadas. A cada um dos registros realizados, as imagens passam pelo processamento de um computador, a fim de formar um grupo de fotografias com inúmeros detalhes sobre aquilo que se busca analisar no corpo do paciente.
Recomendações pré-exame
O procedimento pode ser realizado ou não em jejum, dependendo da indicação do médico.